Cadastro de Tipo de Faturamento
Transcrição do Vídeo:
O cadastro de tipo de movimento tem o objetivo de configurar tipos de faturamentos de pedidos de venda dentro do sistema. Para cadastrar um tipo de movimento, basta clicar no menu cadastros, no botão todos e no submenu faturamento. A primeira opção será Tipo de movimento. Nesta tela, a primeira coisa a se fazer é clicar no botão novo. O campo Código não precisa ser preenchido, será necessário definir uma descrição para este tipo de faturamento. Logo após inserir a descrição, será necessário selecionar o tipo de série, no caso a série das notas fiscais que serão geradas com esse faturamento, clicando na lupa do campo Série e selecionando qual será a série para esta operação e clicando no botão OK.
Será necessário preencher também o CFOP que será utilizado para este tipo de faturamento, o CFOP de dentro do estado, clicando na lupa do campo CFOP dentro do estado, selecionando o CFOP e clicando no botão OK. E um CFOP para fora do estado, caso o cliente dessa nota fiscal, ou seja, da futura nota fiscal que será gerada com esse tipo de faturamento, selecionando na lupa do campo CFOP fora estado. CFOPs de fora do estado costumam iniciar com o número 6. Após selecionar o CFOP para fora do estado, basta clicar no botão OK. É possível também vincular uma conta bancária para gerar o Contas a receber ou Contas a pagar desse tipo de faturamento. Para selecionar a conta bancária, basta clicar na lupa do campo Conta bancária, selecionar qual será a conta bancária e clicar no botão OK.
O campo Carteiro e o campo Arquivo remessa Itaú são campos de configuração para emissão de boletos, que não têm a obrigatoriedade de ser preenchidos nesta tela. No campo Modelo de nota fiscal, é necessário preencher o modelo da nota fiscal que será gerada nesse tipo de faturamento, clicando na lupa do campo Modelo de NF. Após selecionar o modelo da nota fiscal, é só clicar no botão OK. No campo Natureza de operação, é possível configurar uma descrição específica para esse tipo de faturamento que sairá no CFOP e na operação da nota fiscal. Lembrando que esse campo não altera a descrição do CFOP no cadastro do sistema. Se ele for utilizado em outra operação que não seja nesse tipo de faturamento, o CFOP que será listado será o CFOP original do cadastro.
Caso seja utilizada a tela de Tributos customizados para operações de notas fiscais dentro do sistema, existe um outro vídeo explicando como configurar tributos customizados. Será necessário preencher também, selecionando aqui nesse botão dessa tela se ela vai ou não utilizar a opção de tributos customizados. Também existe a opção de CFOP padrão do produto. Se selecionada, esse tipo de faturamento não irá considerar esses CFOPs para os produtos da nota fiscal que será gerada. Ele irá considerar o CFOP do cadastro do produto da nota fiscal. Para finalizar o cadastro de tipo de movimento, basta clicar no botão OK e confirmar a mensagem de inclusão.
Comentários